• acisb@acisb.com.br
  • (12) 3971 - 1467

A cidade



cidade
A cidade de São Bento do Sapucaí encontra-se na Serra da Mantiqueira, sendo um município brasileiro pertencente ao Estado de São Paulo, mas que situa-se entre terras do Estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 22º41’20″ sul e a uma longitude 45º43’51″ oeste, estando a uma altitude de 886 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.207 habitantes.

Estância Climática 
São Bento do Sapucaí é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.Repleta de lugares pitorescos, o ponto turístico mais conhecido é a Pedra do Baú. Com cerca de 300m de altura e 1950 metros acima do nível do mar, o visitante pode subir a pedra através de degraus e grampos que são chumbados com cimento à furos na rocha. Há duas escadas: a da face voltada à cidade de São Bento é mais íngreme, mas oferece o melhor visual. A face voltada para o bairro do baú é mais serpenteada e por vezes fica úmida por conta da vegetação.A Pedra do Baú se encontra em uma composição rochosa, acompanhada de duas outras formações próximas: Bauzinho e Anachata. A pedra do Bauzinho é acessível por carro, em sua base há um estacionamento. A menos de 10m do estacionamento já é possível vislumbrar a beleza da paisagem, o ar frio da Serra da Mantiqueira e a imponência da Pedra do Baú.Além da Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí é uma cidade voltada a várias práticas esportivas como: Vôo Livre (Asa Delta e Paraglider), Montanhismo, Mountain Bike, Trekking, Cavalgada, Rapel, Alborismo e Caminhada. A cidade oferece também locais para a prática de Off Road, Motocross, Pesca, Canyoning, tirolesa, etc.

Turismo

img-turismoTurismo de aventura e turismo de renovação energética.

São Bento do Sapucaí oferece turismo de aventura para os aventureiros do vôo livre, alpinistas, ciclistas, jipeiros e motociclistas. Na cidade eles encontram o ambiente e a geologia perfeitos para a prática desses esportes. Para um turismo mais contemplativo, o turista pode realizar passeios, caminhadas e cavalgadas até pontos mais altos, trilhas e belíssimas cachoeiras. Os recursos naturais da cidade estão ali a disposição de todos os visitantes.

Pedra do Baú.

O mais famoso ponto turístico que pertence ao município de São Bento do Sapucaí é um lugar extraordinário e único. Esse acidente geológico monumental, impressiona seus visitantes por ser a única elevação granítica aguda da região, se destacando por sobre as montanhas verdes da Serra da Mantiqueira.

Complexo Pedra do Baú com 1.950 metros de altitude e à 6km do centro da cidade, com visão de 360° é conhecida nacionalmente.
Um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, para chegar até o topo existe duas trilhas, uma pelo lado da cidade de São Bento do Sapucaí e outra pelo lado de Campos do Jordão.
Para o turista que não quer se aventurar muito, a opção é a Pedra do Bauzinho, que com apenas 10 minutos de trilha, é possível chegar ao seu topo e apreciar uma bela vista para São bento do Sapucaí e uma boa parte do Sul de Minas.
Outra opção no Complexo Pedra do Baú é a rampa para Vôo Livre que possui 1.810mt de altitude e é utilizada para a prática de asa delta e paraglider que também possui fácil acesso para o turista.

Se for visitar São Bento do Sapucaí não deixe de visitar a Pedra do Baú, o caminho de acesso já é um prazer a parte. A estradinha asfaltada até a maior parte do caminho já encanta com uma atmosfera bucólica e pitoresca. Faça o caminho sem pressa e pare em alguns pontos aleatoriamente no caminho ou para almoçar, comer um lanche, um café ou simplesmente olhar com calma ao redor a magia do lugar.

Dados Gerais

ALTITUDE:
Monumento Natural Estadual Pedra do Baú – 1.950m
Média – 1.400m

ÁREA:
279 km(quadrados)

CLIMA:
Temperado

COORDENADAS GEOGRÁFICAS:
Latitude: 22º 41′ 20” Sul
Longitude:45º 43′ 51” Oeste

DISTÂNCIA:
São Paulo – 185 km
São José dos Campos (S. Antonio do Pinhal) – 88 km
São José dos Campos (Monteiro Lobato) – 80 km
Campos do Jordão (Pedra do Baú) 35 km
Campos do Jordão (Estrada Velha) – 44 km
Campos do Jordão (Zé da Rosa) – 40 km
Campos do Jordão ( S. Antonio do Pinhal) – 50 km
Taubaté – 70 km
Tremembé – 63 km
Paraisópolis – 17 km
Itajubá – 75 km
Caçapava – 75 km
Pindamonhangaba – 70 km
Santo Antonio do Pinhal – 36 km

HIDROGRAFIA:
Rio Sapucaí Mirim, Ribeirão do Paiol, Ribeirão do Baú e Ribeirão do Serrano.

LIMITES:
Estado de São Paulo – Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal – à Leste – Santo Antonio do Pinhal – ao Sul \Estado de Minas Gerais – Sapucaí Mirim – ao Sul – Paraisópolis e Luminosa – Norte – Gonçalves – a Oeste – Brasópolis e Piranguçu – Noroeste.

LOCALIZAÇÃO ESTADUAL:
Leste do Estado de São Paulo nos contrafortes da Mantiqueira compondo o Vale do Paraíba.

LOCALIZAÇÃO REGIONAL:
Cone Leste Paulista

RELEVO:
Montanhoso

TEMPERATURA:
de – 2 a 33 graus

TIPOLOGIA:
Climática

TOPOGRAFIA:
Acidentada